Manual de Marca

Conheça a marca do Wishak

Cuidadosamente concebida para representar a nossa identidade em todos os canais de comunicação, a marca do Wishak vai além de elementos visuais tangíveis. Este manual o ajudará a explorá-la.

Índice de Conteúdo

Nome

Ao nomear o Wishak, procuramos um nome diferente, quase único, que pudesse ser apropriado em diversos países e idiomas diferentes. A palavra “wishak” é uma romanização linguística do árabe. É a aglutinação do substantivo /wish/ (“rosto”) ao sufixo /-ak/ (“seu”). Significa, em tradução livre para o português, “seu rosto”.

Você sabia?

Na província de Ontário, no Canadá, há um lago chamado "Wishak Lake".

Pronúncia

Sendo de origem árabe, sabemos que a pronúncia original da palavra “wishak” pode ser complicada. Por isso, adotamos uma pronúncia simples para a marca do Wishak em português, exatamente como se escreve: “u-i-chá-qui", “uicháqui”, Wishak.

Diretrizes

Voltar ao índice de conteúdo

Cores

Estão listadas aqui, como referência, as cores que compõe a marca do Wishak.

Paleta de cores primárias

O Wishak utiliza consistentemente um azul específico como cor primária em todos os materiais de comunicação. As variações tonais dão suporte à cor em determinados casos.

Paleta de tons de cinza

Os tons de cinza do Wishak foram selecionados para serem utilizados de forma consistente em planos de fundo e quando há contraste de informações.

Diretrizes

Voltar ao índice de conteúdo

Tipografias

A marca do Wishak é representada por duas famílias tipográficas: Seravek e Merel. Cada uma possui a sua função ou contexto específico nos materiais de comunicação.

Seravek

Seravek ExtraLight
Seravek Light
Seravek Regular

Criada pelo designer Eric Olson em 2007, a Seravek é uma família tipográfica publicada pela Process Type Foundry1. A sua essência é definida por características funcionais e neutras, sendo ideal para textos complexos e de tons variados e escolhida pelo Wishak pela sua flexibilidade.

Essa família tipográfica é utilizada pelo Wishak em títulos e textos corridos.

Nota

A família tipográfica Seravek está incluída nativamente no Mac desde o sistema operacional OS X Mavericks2.

Merel

Merel Light
Merel Regular
Merel Medium

A Merel foi criada em 2014 pela designer britânica Mariya Pigoulevskaya e é publicada pela The Northern Block3. É uma família tipográfica moderna e seus atributos humanistas e geométricos são as suas principais características.

O Wishak utiliza essa família tipográfica, sempre em caixa alta, em assinaturas (veja "Assinaturas"), logos (veja "Logos") e títulos que necessitam de maior identidade ou contraste em relação à composição.

Diretrizes

  1. PROCESS TYPE FOUNDRY LLC. Seravek. Disponível em <https://processtypefoundry.com/fonts/seravek/>. Acesso em 1º de janeiro de 2016.
  2. APPLE INC. OS X: fontes incluídas com o Mavericks. Disponível em <https://support.apple.com/pt-br/HT201375>. Acesso em 1º de janeiro de 2016.
  3. THE NORTHERN BLOCK. Merel. Disponível em <https://www.thenorthernblock.co.uk/fonts/merel/>. Acesso em 1º de janeiro de 2016.
Voltar ao índice de conteúdo Voltar ao índice de conteúdo

Assinaturas

As assinaturas são utilizadas em materiais promocionais do Wishak e na capa de documentos oficiais. Podem ser visuais ou textuais. Uma assinatura textual, normalmente, é apresentada em texto simples. Já uma assinatura visual é iniciada por um texto (veja "Tipografia") e finalizada pelo Símbolo W, de forma similar ao lock-up (veja "Logo").

Voltar ao índice de conteúdo

Voz e Tom

A voz do Wishak é amigável e sem enrolação. Somos sempre atenciosos, criteriosos e temos senso de humor, mas sabemos ser sérios quando for o caso. Confiamos em nossos produtos e serviços, mas não somos arrogantes e nunca estamos fechados a sugestões.

Presença em redes sociais

O Wishak utiliza redes sociais como canais de comunicação direta com os usuários. Nesse caso, o nosso tom precisa ser dinâmico para lidar com diferentes situações: divertido, quando o contexto permitir; sério, em questões como experiência do usuário, política de privacidade e termos de serviço; e informativo, nos anúncios de atualizações ou de novos produtos e serviços.

Diretrizes

Voltar ao índice de conteúdo

Lista de Palavras

Seguimos algumas convenções na hora de escrever certas palavras que podem gerar dúvidas quanto ao uso ou à grafia. Veja, a seguir, algumas dessas convenções mais comumente adotadas pelo Wishak em todos os materiais e canais de comunicação.

Nota

Para escrever palavras em português não listadas aqui, utilize como referência o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, disponível em <https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>.

  1. TWITTER INC. O glossário do Twitter. Disponível em <https://support.twitter.com/articles/364620>. Acesso em 1º de janeiro de 2016.
  2. WI-FI ALLIANCE. Our Brands. Disponível em <https://www.wi-fi.org/who-we-are/our-brands>. Acesso em 1º de janeiro de 2016.

Última atualização em 1º de janeiro de 2016

Voltar ao índice de conteúdo

Precisa de mais informações?

Envie um e-mail para brand@wishak.com e solicite informações, materiais ou autorizações especiais de uso da marca do Wishak.